Baianos e turistas interessados em arte contemporânea têm até domingo (22) para conferir as exposições em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A mostra Estranhamente Possível traz ao casarão e à capela do museu, vídeos, instalações e performances, obras produzidas pelos videoartistas Dias & Riedweg, enquanto Remue-ménage, do coletivo suíço Charlatan, discute o papel da mulher e as relações de gêneros através de grupos de trabalho distribuídos pelas Galerias 1 e 3, Galeria Subsolo, Pátio Flamboyant e Cinema do MAM.

As duas exposições estão em cartaz desde o dia 18 de maio. Neste período, Estranhamente Possível foi vista por mais de 3.480 pessoas, e Remue-ménage recebeu um público de mais 2.580 visitantes. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 13 às 19h, e sábado e domingo, das 14 às 19h.

Esta é a primeira vez que o carioca Maurício Dias e o suíço Walter Riedweg expõem no Norte-Nordeste do Brasil. Os videoartistas têm trabalhos no Japão, França, Estados Unidos, Suíça, Itália, Espanha, Inglaterra, China, Noruega, Portugal, México e Alemanha. Na mostra Estranhamente Possível, estão obras produzidas entre 2002 e 2012, incluindo o vídeo inédito Água de Chuva no Mar, resultado da residência artística no MAM-BA em janeiro deste ano.

Já o coletivo Charlatan chegou a Salvador com a proposta de fomentar o intercâmbio entre os dois países por meio de um tema comum. A associação, criada em 2006, já realizou diversos projetos coletivos em cidades como Paris e Bruxelas. No MAM-BA, o grupo promove a discussão sobre questões ligadas ao feminismo através de telas, objetos, fotografias, livros, flyers e debates acadêmicos, com a interação de atores.

Em outubro, Remue-ménage entra em cartaz na cidade de Friburgo, na Suíça. Com a mesma temática, a mostra vai ganhar os espaços públicos da cidade europeia, como feiras livres e teatros.