Debates, palestras e oficinas realizadas durante o II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas atraem à Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, até sexta-feira (27), cerca de 300 participantes de todo o estado, entre profissionais e interessados na área de gestão de arquivos.

“O evento fornece suporte à atividade, facilitando o acesso à informação e às novas tecnologias”, afirma o gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Marcos Viana. Ele destaca como diferencial desta segunda edição a disponibilização do material usado no evento, na íntegra, para profissionais de outros estados.

O Fórum tem como tema O acesso à informação e às novas tecnologias: desafios para o século XXI e conta também com oficinas de digitalização de documentos históricos e ferramentas web de interação com usuários de arquivos públicos. O evento atraiu a coordenadora da biblioteca de Crisópolis, Tamara Filgueiras, que pretende ampliar o acesso à informação no município. “O fórum nos dá suporte justamente para melhorar o atendimento e apresenta ferramentas para que possamos informatizar a biblioteca dando assim maior conforto aos usuários e profissionais”.

Uma das palestras foi a do Ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho, sobre a Lei de Acesso à Informação e o impacto nos arquivos públicos. Em outro momento, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Modesto, abordou o cenário da biblioteca pública no contexto das novas tecnologias e redes sociais. Temas como a Lei de Acesso à Informação nos arquivos públicos, cenário da biblioteca pública no Brasil, redes de conhecimentos, entre outros assuntos, também são abordados.

Obras de requalificação do Arquivo Público terminam em setembro

O encerramento das obras de requalificação elétrica do Arquivo Público da Bahia está marcado para setembro. O serviço, orçado em aproximadamente R$ 850 mil, vai atender a um conjunto de melhorias nas instalações do prédio da unidade para qualificar o atendimento aos usuários e pesquisadores, de acordo com a diretora do Arquivo Público, Teresa Matos.

“O arquivo está instalado em um bem arquitetônico e a requalificação é justamente para prevenir acidentes, preservar o acervo, além de dar continuidade ao processo de modernização. Temos cerca de 25 quilômetros de documentos que precisam ser digitalizados, alguns deles estão sendo restaurados e higienizados e vamos concluir o processo assim que terminar a obra”, afirmou Teresa. Ela disse que o atendimento ao público não foi interrompido e que, com a modernização da rede, vai ser possível instalar equipamentos que facilitem a recuperação de informações contidas nos documentos com mais agilidade.