A apresentação do projeto de requalificação dos largos do pelourinho atraiu, nesta quarta-feira (18), comerciantes, representantes de órgãos públicos, instituições que atuam na região e moradores do Centro Histórico de Salvador (CHS) para o Largo Tereza Batista. A iniciativa é fruto de um concurso nacional de ideias promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/BA), e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA).

Com o intuito de desenvolver, nos três importantes espaços culturais do CHS – largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo –, melhorias que atendam à demanda da população de Salvador e dos turistas, a ideia vencedora – do Studio Arthur Casas – foi escolhida por um júri internacional formado por renomados especialistas, a partir de 33 propostas construídas por arquitetos de todo o país.

O diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça, e o arquiteto sênior do Studio, Pedro Ribeiro, expuseram as principais alterações que os locais sofrerão com as reformas, tiraram dúvidas dos participantes e aproveitaram para colher informações que possam ser acrescidas às reestruturações.

Segundo Mendonça, a ideia do concurso surgiu da preocupação em requalificar os largos. “Passado um tempo de uso desses espaços, vimos que é o momento de fazer uma proposta para melhorá-los. A nossa perspectiva é aprimorar o que há hoje, criar atrativos para que a população de Salvador volte a frequentar o Centro Histórico”.

Essa será a primeira grande intervenção nesses locais, desde que foram criados. Para a concepção da ideia, o Studio Arthur Casas realizou diversos estudos, dando aos três Largos do Pelourinho propostas diferenciadas. O Pedro Arcanjo, localizado na Rua Gregório de Matos, será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante, cinema a céu aberto e uma biblioteca infantil.

De acordo arquiteta do Ipac, Yveline Hardman, as obras serão realizadas em etapas, com um planejamento estratégico para que não ocorram interrupções das atividades que hoje são promovidas nos locais. O início está previsto para 2013 e a conclusão até 2014, precedendo a realização da Copa Mundial de Futebol. Mais informações estão disponíveis no site do IPAC ou pelos telefones (71) 3116.6728 e 3335.1195.