Até dezembro deste ano, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) realiza, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, um ciclo de oficinas de capacitação, em sete municípios da Bahia.

As atividades, iniciadas neste mês, são gratuitas e têm como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais no estado.

A primeira oficina, ministrada pela professora Rita Doria, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), será sobre ‘Conservação Preventiva de Acervos Museológicos’, e acontece desta quarta a sexta-feira (18 a 20), no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro.

Estão previstas ainda as Oficinas de Gestão Museal, de Ação Sociocultural e Educativa nos Museus e de Acessibilidade Universal. As atividades irão contemplar cinco das sete macrorregiões museais que atendem aos 27 territórios de identidade da Bahia.

A temática das oficinas e as cidades que as sediarão foram escolhidas pelos representantes territoriais, que participaram da reunião do Núcleo de Articulação Territorial da Dimus, realizada no dia 4 de junho, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Além de Santo Amaro, foram escolhidas as cidades de Alagoinhas (8 a 10 de agosto), Itabuna (22 a 24 de agosto), Guanambi (19 a 21 de setembro), Juazeiro (17 a 19 de outubro), Feira de Santana (7 a 9 de novembro) e Porto Seguro (5 a 7 de dezembro).

As oficinas serão ministradas por professores das universidades federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo (UFRB) e por profissionais da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Ao total, serão oferecidas 40 vagas para cada município. Os interessados devem se inscrever previamente pelo e-mail oficinasnat.dimus@gmail.com. Serão oferecidos certificados aos participantes. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6381.

Visitas

Além de sediar as oficinas, os municípios irão receber visitas técnicas realizadas por profissionais da Dimus. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços.

As visitas culminarão na atualização do cadastro de museus do estado. A exposição itinerante ‘Museus da Bahia: Identidade e Territórios’ também circulará, a partir de setembro, pelos municípios de Jequié, Porto Seguro e Feira de Santana. A mostra apresenta, a partir de mapas, fotografias e dados estatísticos, o perfil dos museus vinculados à estrutura da Dimus e das 217 instituições museais mapeadas no estado.