Nesta segunda-feira (9), no Palácio da Aclamação, em Salvador, a Editora Fundação Perseu Abramo lança, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Renée France de Carvalho – Uma Vida de Lutas, obra que retrata a história de resistências à opressão que ela viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronto à ditadura e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas.

Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, membro ativo da resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Tempos depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.

Lula corrobora a importância histórica e social da obra em seu prefácio. “A narrativa sobre sua vida se converte, aqui, numa peça muito preciosa de formação política, resgate histórico, educação para a cidadania. Vale também como profunda reflexão sobre as dificuldades femininas na luta política, neste momento em que o país possui, pela primeira vez, uma mulher conduzindo os destinos da República. A vida de Renée é uma empolgante história de coragem. Muito mais que isso: é a história de outra mulher vencedora”.