Seis licenciaturas oferecidas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio dos programas especiais de formação de professores Rede Uneb 2000 e Proesp, foram reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão da Secretaria da Educação (SEC).

As licenciaturas em pedagogia que integravam o programa Rede Uneb 2000 nos municípios de Formosa do Rio Preto e Cotegipe (vinculados ao Campus IX), Senhor do Bonfim (Campus VII), Sento Sé (Campus III) e Teixeira de Freitas (Campus X) já podem expedir diplomas para os estudantes concluintes e graduados. Também foi reconhecida pelo CEE a licenciatura em geografia de Teixeira de Freitas, que fazia parte do antigo Programa de Formação de Professores do Estado (Proesp).

As seis licenciaturas foram aprovadas pelo período de cinco anos. O reconhecimento desses cursos foi homologado em decretos assinados pelo governador Jaques Wagner, publicados no Diário Oficial do Estado. Os dois programas, realizados através de convênios com as prefeituras e o governo estadual, são voltados para a graduação de professores da educação básica da rede pública.