O retorno das aulas nas escolas da rede estadual continuou nesta quarta-feira (4). De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Educação, o movimento de volta às aulas está consolidado em 372 municípios. No total, 1.047 unidades funcionaram nesta quarta, das 1.411 que compõem a rede, o que representa mais de 74% das escolas estaduais.

Na Diretoria Regional de Educação (Direc) de Eunápolis, por exemplo, o funcionamento é normal nas 33 unidades escolares, que estão distribuídas em 10 municípios do Extremo Sul baiano. “Todas as nossas escolas estão funcionando. Desde junho, as unidades escolares que estavam paralisadas retornaram. Os calendários de reposição já se encontram na Secretaria da Educação, em Salvador, e já foram, inclusive, aprovados pelos colegiados escolares. Além disso, todos os professores já estão recebendo salários normalmente”, afirma Adail Brito, diretora da Direc de Eunápolis.

A Diretoria Regional de Educação de Macaúbas, que compreende nove municípios, também já conta com todas as escolas em funcionamento. “Tivemos apenas alguns dias paralisados que já foram compensados no período do recesso junino”, afirma a diretora Jane Angélica Silva.

Todas as escolas que estão retornando já organizam seus calendários de reposição de aulas, aprovados pelo colegiado escolar da unidade e supervisionado pela Secretaria da Educação. “A orientação é que as unidades priorizem a utilização dos sábados e, naquelas que forem preciso, podem utilizar o mês de janeiro de 2013. Asseguramos o cumprimento do ano letivo de 2012”, ressalta Eliana Carvalho, diretora de Atendimento da rede escolar da Secretaria da Educação.

Paralisação concentrada

Os dados desta quarta-feira (4) também mostram alteração nos números de escolas paralisadas, com uma concentração nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Das 364 escolas ainda paralisadas no estado, 252 estão localizadas na capital baiana e em Feira de Santana.