A Polícia Militar da Bahia, por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, iniciou na manhã do último sábado (14) o Programa ‘Karatê do Saber’, com aula inaugural na quadra poliesportiva da Escola Municipal Fazenda Coutos, no final de linha do bairro.

As aulas são ministradas de segunda a sábado pelos soldados Alisson Guimarães e Renan dos Santos, lotados na BCS. Oitenta alunos se inscreveram para o curso. O objetivo da ação é integrar a comunidade e a PM, oferecendo aulas de karatê gratuitas para crianças e adolescentes que estejam matriculadas em escolas. A expectativa dos idealizadores do programa “é impactar a comunidade com a educação, por meio do esporte, para ajudar as crianças que não tiveram oportunidades como essa”, disse o soldado Renan dos Santos.

O soldado Alisson Guimarães disse que o papel deles é ajudar na “retomada do elo polícia e comunidade, trazendo como princípio a disciplina e a hierarquia para crianças sem oportunidade, priorizando a educação”.

Suporte

A estudante Mariana, 12 anos, assim que soube do curso se animou para participar. “Fiquei sabendo no curso de informática que faço na Base Comunitária de Segurança. Eu quis logo fazer a inscrição e fiz questão que todos os meus amigos também soubessem”.

No período do curso, a Federação de Karatê Interestilos da Bahia, que levou 30 atletas para fazer demonstrações da arte marcial, dará suporte técnico para os alunos e aos dois idealizadores do projeto. O comerciante Carlos Eduardo ficou impressionado com o projeto e resolveu contribuir financeiramente. “Tenho 25 anos no bairro e nunca vi um projeto como esse antes. Por isso, resolvi ajudar”.