O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, coordenado pela Casa Civil, ampliou do dia 30 de junho para o próximo sábado (7), o prazo de distribuição de alimentos às famílias baianas prejudicadas pela longa estiagem em diversas regiões do estado. A nova data foi decidida em reunião realizada no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta terça-feira (3). As prefeituras devem fazer a entrega dos vales cestas básicas e dos alimentos doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a participação de conselhos municipais.

O secretário da Casa Civil e coordenador do comitê, Rui Costa, ressaltou que os prefeitos devem fazer a distribuição com celeridade. "A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) acompanha o processo e pode tirar eventuais dúvidas das prefeituras”.

Alimentação animal

Segundo ele, ao todo, foram disponibilizados 130 mil vales cestas básicas – um investimento de R$ 8,4 milhões, via Ministério da Integração Nacional, e também mil toneladas de arroz e duas mil toneladas de feijão – alimentos doados pela Conab.

Durante a reunião, a Conab anunciou o início da remoção de 15 mil toneladas de milho que estão vindo de Mato Grosso. Com isso, a companhia garante a continuidade de fluxo de milho aos agricultores baianos que estão com dificuldades para alimentar seus rebanhos.

De acordo com os cadastros da Conab, o município de Ribeira do Pombal é o que possui o maior número de pedidos. “Já recebemos mil cadastros neste município. Por isso, vamos priorizá-lo”, disse a superintendente da Regional Bahia/Sergipe, Rose Pondé.