O governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff participaram, na manhã desta sexta-feira (13), do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), em Maragogipe, recôncavo baiano.

O empreendimento prevê investimentos da ordem de R$ 2 bilhões – maior investimento da iniciativa privada na Bahia no segmento da indústria naval – e capacidade para fabricar desde navios até sondas de exploração de petróleo no pré-sal. 

O EPP é comandado pelo consórcio formado pelas empresas baianas Odebrecht, OAS e UTC, além da japonesa Kawasaki. A inauguração deve acontecer em 2014. Até lá, serão gerados três mil empregos diretos durante a construção, e cinco mil quando o EEP entrar em operação, com capacidade total para processar até 36 mil toneladas de aço por ano.

Também marcou o lançamento uma solenidade japonesa tradicionalmete realizada para trazer boa sorte a novos empreendimentos e negócios. Nove elementos foram depositados numa urna, que será guardada na área da obra. 

Participaram do lançamento a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster; os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Helena Chagas (Comunicação), os secretários baianos José Sergio Gabrielli (Planejamento), James Correia (Indústria, Comércio e Mineração) e Carlos Costa (Indústria Naval e Portuária), além de executivos das empresas que integram o consórcio, autoridades municipais, trabalhadores e moradores da região.

Publicada às 11h20
Atualizada às 12h25