A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), por meio do edital Agosto da Igualdade 2012, selecionou 16 projetos que dialogam com a proposta de preservação da memória e do legado deixado pelos líderes da Revolta dos Búzios, inseridos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais – Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus.

Os projetos serão realizados no decorrer do mês de agosto como parte integrante de uma campanha inédita do Governo da Bahia, por meio da Sepromi, com o objetivo de rememorar a luta por liberdade e igualdade iniciada há mais de 200 anos pelos mártires da revolta e que serve de referência até os dias de hoje, na batalha pelos direitos dos afrodescendentes.

Cada proposta selecionada nas categorias 1 (seminários, fóruns, oficinas, mesas redondas e rodas de diálogos) e 2 (produção audiovisual, catálogos, exposições e publicações) contribuirá de maneira efetiva na visibilidade, reflexão, debate e compreensão histórica sobre a importância da Revolta dos Búzios, que foi a primeira revolta social do Brasil, segundo o historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.

Para o secretário Elias Sampaio, é necessário se espelhar constantemente na contribuição histórica que esse heróis deixaram, “pois os ideais do movimento continuam norteando nosso projeto político. E é nesta perspectiva que consolidamos o Agosto da Igualdade como uma data de grande relevância histórica a ser celebrada, assim como o Novembro Negro”.