Um exemplar do jacaré-açu (melanosuchus niger), a maior espécie da família dos crocodilos da América do Sul, é o mais novo morador do Zoológico de Salvador. A aquisição do animal, que chegou nesta quinta-feira (5), faz parte do Programa de Preservação das Espécies Nativas, desenvolvido pelo parque, em parceria com a Fundação Zoológico de São Paulo.

O coordenador do Zoo, Gerson Norberto, afirmou que esta é mais uma etapa do projeto para preservação da fauna e flora, por meio da parceria entre os parques que integram a Sociedade de Zoológicos do Brasil. Segundo ele, há previsão ainda de chegada de anfíbios e algumas espécimes de lontras.

Também conhecido como jacaré-negro, o Jacaré-açu é uma espécie exclusiva da América do Sul. Normalmente, se alimenta de pequenos animais como tartarugas, peixes, capivaras e veados. A espécie, que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne, encontra-se protegida, a partir do trabalho desenvolvido entre zoológicos e as áreas de preservação natural. A espécie vive de forma estável no Brasil.