As gestantes atendidas no Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) irão visitar, junto com seus cônjuges ou companheiros, as dependências da maternidade da unidade. A ação, em cumprimento de uma meta estabelecida com o projeto Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, será realizada na sexta-feira (3), às 8h30, e visa diminuir a ansiedade das futuras mães, familiarizando-as com o ambiente hospitalar da maternidade antes que o parto aconteça.

Esta é a primeira de uma série de visitas pré-agendadas, que deverão ocorrer sempre às sextas-feiras, de 15 em 15 dias, dirigidas às gestantes a partir do 2º trimestre de gestação, em grupos de até dez futuras mães. O principal objetivo é vincular essas mulheres à maternidade onde deverá ocorrer seu parto, melhorando o acolhimento e permitindo que elas recebam informações importantes para planejar sua estada na unidade da melhor forma possível.

As gestantes vão conhecer como funciona o centro obstétrico – emergência obstétrica, sala de parto, UTI neonatal, alojamento Mãe Canguru e enfermaria obstétrica. Durante a visita, as gestantes serão orientadas sobre o parto normal e o cesáreo, sobre a importância do aleitamento materno, os procedimentos nos períodos do pré-parto e parto para diminuir os riscos de infecção hospitalar e outros assuntos relacionados à gestação, além do funcionamento do hospital.

A equipe multidisciplinar, que ficará encarregada de acompanhar e orientar as gestantes e seus cônjuges/companheiros, é composta de enfermeiras dos diversos setores ligados à maternidade – pré-natal de alto risco, centro obstétrico, enfermaria obstétrica, mãe canguru, UTI neonatal – além do serviço social, psicologia e terapia ocupacional.