Mais uma edição do Fórum Permanente da Rede Cegonha foi realizada na última terça-feira (24), na sala da diretoria do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). O evento acontece uma vez por mês, no Distrito de Brotas. A reunião contou com a presença de profissionais do Iperba e representantes dos distritos de Brotas e Boca do Rio, Unidade de Saúde da Família do Candeal e Escola Bahiana de Medicina.

A pauta da reunião foi o protocolo de atendimento ao recém-nascido, sendo questionado em quais unidades de saúde este bebê deve ser atendido. Foi acordado que todos os esforços serão feitos para que os recém-nascidos sejam acolhidos, inicialmente, pelos postos de saúde, e, caso haja necessidade, encaminhados para um centro hospitalar.

A discussão ocorre dentro do que preconiza a Rede Cegonha, a qual prevê atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade. Ainda sobre as ações que vêm sendo realizadas para contemplar o projeto, foi relatada a experiência positiva da visita de vinculação das gestantes, vindas dos ambulatórios municipais de saúde dos distritos de referência para o Iperba.