As práticas esportivas estão em alta na Universidade do Estado da Bahia, a exemplo da segunda edição da Liga Uneb de Futsal, que tem movimentado o Campus I. Mas é importante lembrar que durante a preparação é fundamental que os desportistas estejam atentos não apenas aos aspectos físicos, mas também ao trabalho psicológico e à boa alimentação.

Atento a essas demandas, o Núcleo de Estudos e Orientação Nutricional ao Atleta (Nona), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da instituição, em Salvador, está oferecendo assistência e orientação nutricional a esportistas das comunidades interna e externa da Uneb.

As consultas, realizadas gratuitamente na sede do Nona, no DCV, devem ser agendadas sempre às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no local.

A iniciativa é fruto da tese de doutorado da professora Mírian Vázquez, coordenadora do núcleo.

O Nona, que também realiza atendimento coletivo gratuito em comunidades vulneráveis de Salvador, instituições, clubes e ONGs conveniadas, conta atualmente com 23 colaboradores, entre nutricionistas, monitores, estagiários e estudantes de nutrição da universidade e de outras instituições de ensino superior do estado.