Para mobilizar os poderes públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil a uma participação conjunta e efetiva, nesta quarta-feira (4), a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) foi sede do seminário de Sensibilização de Gestores Municipais, como parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia.

O projeto vem sendo operacionalizado pela Flem, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com municípios baianos, considerados prioritários por apresentar alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti e risco elevado de surtos e/ou epidemias de Dengue no estado.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Figueiredo, os dez municípios com os maiores números de casos notificados em 2012 foram Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Jacobina, Ilhéus, Guanambi, Senhor do Bonfim, Serrinha, Jequié e Conceição do Jacuipe. Embora ocorra durante todo o ano, é durante o verão que a doença apresenta maior incidência, devido à maior ocorrência de chuvas e aumento da temperatura.

Oficina de Capacitação

Nestas quinta e sexta-feiras (5 e 6), das 8h às 17h, na Flem, acontecerá a Oficina de Capacitação, que também discutirá o combate à dengue. A oficina será direcionada a profissionais que atuarão como coordenadores do projeto, orientando e prestando apoio técnico na execução das ações de mobilização social em onze municípios selecionados.