O policiamento turístico da capital recebeu reforço nesta terça-feira (31) com a formação de mais 59 policiais militares, que foram incorporados ao efetivo do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e vão atuar nos principais pontos turísticos como Centro Histórico de Salvador e Barra. A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Hotel Convento do Carmo, Centro Histórico, com a presença do chefe de gabinete do governador, Edmon Lucas, representando o governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro.

No total, 149 policiais estão aptos no atendimento a turistas. Para isso, eles participaram do Curso de Capacitação em Policiamento Turístico (CPTur), que que tem o objetivo de estruturar o projeto de criação do Batalhão de Polícia Turística (BPTur). Inicialmente, os policiais vão atuar em Salvador, mas a expectativa é capacitar policiais do interior do estado para que se tornem especialistas em atendimento turístico. Um dos diferenciais desses profissionais é o curso de idiomas como inglês e espanhol.

Qualidade no atendimento

“Esse profissional está capacitado a atender qualquer tipo de turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Isso melhora a qualidade de atendimento e prepara os policiais para grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas”, afirmou o coronel Alfredo Castro.

Os visitantes já percebem os resultados da ação e afirmam que se sentem mais seguros. A turista italiana Lidia Ramazzotti, 60 anos, está na capital baiana há seis dias e desde que chegou não para de visitar pontos turísticos. No Pelourinho, precisou de algumas informações sobre monumentos e como chegar a outros pontos de visitação. Em espanhol, conversou com o policial que, imediatamente, tirou todas as suas dúvidas.

“Ele conseguiu atender às minhas necessidades e explicou tudo pra mim. Estou em Salvador para conhecer as igrejas, os monumentos e sempre preciso de informações. É bom ter policiais especializados, que falem outros idiomas”, disse Ramazzotti.

Os turistas cariocas Clodoaldo Salge Júnior e Valéria Oliveira visitam Salvador pela segunda vez e se disseram impressionados com o policiamento turístico. “Me sinto muito seguro em Salvador. Nunca tivemos problemas aqui e, este ano, percebi que há mais policiais nas ruas. Fico tranquilo. Ando durante o dia ou à noite sem me preocupar”, ressaltou Clodoaldo.

O secretário Maurício Barbosa, explicou que a qualificação de policiais busca o fortalecimento do BPTur, a fim de ampliar o efetivo nos próximos dois anos, para as cidades baianas que recebem visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, a exemplo de Ilhéus, Porto Seguro e região da Chapada Diamantina.

Publicada às 15h30
Atualizada às 17h55