Cooperar e compartilhar foram as palavras-chave na abertura dos trabalhos da 87ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O encontro reúne nestas quinta e sexta-feira (5 e 6), Hotel Vila Galé Salvador, diretores de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil.

O evento coordenado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) é considerado um importante espaço de debates sobre as novas oportunidades de avanços nas áreas de gestão administrativa/financeira do setor de Tecnologia da Informação.

O presidente da Prodeb, Álvaro Ferreira, destacou a missão das estatais de processamento de dados, instituições que ajudam o governo a atender ao cidadão. "Neste sentido, temos que ser agressivos e utilizar as tecnologias em seu estado de arte e trabalhar no governo e junto ao mercado", para dar respostas e ter competitividade em níveis de mercado.

"Nós estamos falando de redução de custos, de um nível de contratação que nos permita independência e a manutenção desta inteligência dentro de nossas empresas. Para isso, precisamos aprender com o mercado e compartilhar nossas soluções", explicou Ferreira. Ele citou como exemplo, a experiência vivida pela Prodeb em fevereiro passado, quando a estatal baiana enfrentou uma série de ataques do grupo Anonymous, em virtude da paralisação dos policiais militares. Foram ataques por excesso de demanda – os chamados DDOS -, que não significam invasão de sistema, mas obrigaram a Prodeb tirar do ar vários sites governamentais.

"Nenhum de nós, sozinhos, tem a capacidade para resistir aos quase 300 mil ataques por hora, como enfrentamos. Mas podemos usar a mesma lógica. Se eles podem atacar em grupo, nós também podemos nos defender em grupo", enfatizou o presidente da Prodeb ao explicar a estratégia de dividir o tráfego excedente entre as estatais brasileiras. "Por isso, que cooperar e compartilhar são palavras chave".

Palestras

Após a abertura dos trabalhos, os dirigentes da Abep se reuniram para debater questões internas. As palestras foram realizadas pelos representantes das empresas Tecnoset, Exceda, Techne, Serasa Experian e Vertotech. Para o diretor de Administração e Finanças da Prodeb, Paulo Nunes, a 87ª Reunião é uma experiência enriquecedora, que promove uma agenda sobre o que está sendo feito e de que forma. “Um espaço para aprofundar as discussões, trocar experiências, ideias, visões e principalmente compartilhar soluções”.