A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) assinou nesta quarta-feira (4), na sua sede, no Centro Administrativo da Bahia, um convênio de cooperação técnica e financeira, no valor de R$ 938 mil, para executar, no município de Luís Eduardo Magalhães, o projeto Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa integra uma série de ações já desenvolvidas pela Setre para fomentar e apoiar a organização de catadores dos municípios baianos, com o objetivo de garantir uma renda pessoal.

No plano de trabalho, definido em documento, deverá ser construído um galpão para realização de triagem e comercialização do material coletado pelos trabalhadores. Segundo o secretário Nilton Vasconcelos, a proposta é fortalecer as cooperativas e associações, além da criação de redes de reciclagem. “Esta ação social é guiada pelos princípios da Economia Solidária e está articulada com outras ações desta secretaria”.

Parcerias

Desde 2007, em parceria com prefeituras municipais, a Setre busca constituir e fortalecer as redes de reciclagem, cooperativas e associações da área, oferecendo melhores condições para o exercício dessas atividades. No convênio, a Setre vai investir R$ 658 mil e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães R$ 280 mil de contrapartida.