Uma equipe composta por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) encontra-se na República Dominicana, na América Central, dando continuidade à implantação no país, de um equipamento semelhante ao Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). A visita faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre o Brasil e a República Dominicana, viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Nos cinco dias da missão, iniciada nesta segunda-feira (16), os servidores da Setre vão apresentar a experiência e metodologia em algumas áreas de atuação do SineBahia para os técnicos do Ministério do Trabalho da República Dominicana. Essa é a terceira vez que comitiva com técnicos da Secretaria do Trabalho do Estado viaja ao país caribenho para cumprimento de etapas do acordo de cooperação técnica firmado entre a Bahia e a República Dominicana.

Nesta terça-feira (17), a coordenadora de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Lenna Carvalho, apresenta a metodologia do SineBahia-Patra, programa de intermediação para o trabalhador autônomo. Na quarta (18), os dominicanos vão conhecer o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), com exposição feita pelo coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da Setre, Joaquim Gonçalves. A Qualificação Profissional fecha o ciclo das palestras. A coordenadora de Programas e Projetos Especiais da Secretaria, Rosane Porto, faz a apresentação do tema, na quinta-feira (19).

No ano passado, como parte do termo de cooperação técnica, uma equipe do Serviço Nacional de Emprego da República Dominicana esteve em Salvador para conhecer de perto, detalhes do funcionamento do SineBahia, para identificação de práticas e procedimentos que podem adequar-se à realidade do país.