As ações necessárias para a finalização das obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foram apresentadas ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante reunião na tarde desta sexta-feira (13), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com a participação do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar e dos secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano).

As desapropriações das áreas compreendidas pela via para a construção de quatro passarelas mereceram destaque e o ministro se comprometeu a agilizar o repasse de recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) às obras das passarelas – um aporte de R$ 18 milhões, a partir da entrega dos projetos até a próxima terça-feira (17), em Brasília.

Sobre as desapropriações, que ultrapassam a marca dos 90%, o ministro afirmou que o Estado fez um bom trabalho, por que não é fácil desapropriar em áreas urbanas, e solicitou o avanço para os 100% de desapropriações. “Com as áreas livres ao longo do percurso, temos condições para avançarmos com as obras”. O compromisso do Governo do Estado foi desapropriar as 41 áreas restantes até o final deste mês.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a reunião foi um importante momento de deliberação sobre os ajustes necessários para a finalização das obras. “Com as providências tomadas hoje, avançaremos ainda mais com as obras. A Via Expressa – considerada a maior intervenção viária em execução no Brasil – promoverá uma transformação estrutural na capital baiana”.