Mais de cinco mil profissionais de turismo da Bahia que vão trabalhar na Copa de 2014 terão aulas do curso de qualificação para o ensino de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do mês de agosto.

O acordo de cooperação técnica para que as aulas sejam ministradas foi assinado segunda-feira (30) por representantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifba), durante o Fórum Estadual do Turismo, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa) e conta com investimentos de R$ 9 milhões do governo federal.

Segundo informações da Setur, devem participar das aulas profissionais como policiais civis, militares, guias e monitores do Carnaval e trabalhadores de estabelecimentos que ficam no entorno dos principais pontos turísticos de Salvador e também da Arena Fonte Nova.

A iniciativa contempla ainda trabalhadores de municípios turísticos, como Mata de São João, Cachoeira, Maragojipe, Cairu, Lençóis e Lauro de Freitas.

“Devemos incluir também Porto Seguro no programa. Já articulamos essa possibilidade com a direção do Ifba, devido à importância do município para o turismo baiano”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, que coordena o programa.

I Salão Baiano de Turismo e investimentos na Baía de Todos-os-Santos

Durante o evento, foi apresentado o balanço do I Salão Baiano de Turismo. O secretário Domingos Leonelli ressaltou a importância do salão e colocou em discussão com representantes do trade das 13 zonas turísticas do estado a possibilidade de realizá-lo de forma anual ou bienal.

Os presidentes do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, e da Associação Brasileira de Agências de Viagem/Seção Bahia (Abav/BA), Pedro Galvão, elogiaram o evento. “Foi um salão que não ficou devendo nada a outros salões nacionais e internacionais”, declarou Pessoa.

No fim da reunião do fórum, a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Clarissa Amaral, apresentou a matriz de aportes aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiará, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), US$ 85 milhões na qualificação e infraestrutura da Baía de Todos-os-Santos.