A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aplicou nesta segunda-feira (16) as provas de história, geografia e matemática, no segundo dia do Vestibular 2012.2 (ProSel). Sobre a dificuldade em responder as questões de matemática, as opiniões de candidatos foram divergentes. Quem procura cursos que exigem maior grau de conhecimento nesta área achou a prova fácil.

Foi o que relatou Tailane Ferreira Menezes, 18 anos, que pretende cursar engenharia civil. Natural de Acajutiba (BA), ela disse ter se sentido “segura” ao responder as questões de matemática, uma das disciplinas básicas do curso que procura. Tailane afirmou que escolheu a Uefs por causa da infraestrutura da universidade e de relatos acerca da qualidade do curso de engenharia civil.

Já Francisco Mendes, que disputa uma vaga no curso de direito, declarou que a prova de matemática da Uefs foi uma das mais difíceis dentre as universidades nas quais prestou vestibular. “Para o meu curso, matemática tem peso menor, mas é um diferencial para a aprovação, o que exige conhecimento da matéria”.

Os postos de saúde que dão assistência aos candidatos e ao pessoal de apoio do vestibular registraram 22 ocorrências nestes dois primeiros dias de provas – número considerado pequeno. A maioria dos casos diz respeito a dores de cabeça. Após medicação, os vestibulandos retornaram às salas para responder as provas.

Mais uma vez, técnicos do Instituto Pedro Mello estão atuando no vestibular, verificando os documentos de identificação dos candidatos. O coordenador Antônio Oliveira revelou que nestes dois primeiros dias não foram registrados casos de fraude. Na dúvida quanto à má conservação, os documentos ficam em posse dos técnicos, durante as provas, para conferência de dados a partir dos arquivos do instituto, em Salvador.

Os gabaritos das provas são publicados na internet. Nesta terça-feira (17), último dia do vestibular, serão aplicadas as provas de física, química e biologia. A abstenção desta segunda-feira foi de 0,79%, o que equivale a 91 candidatos dos 11.588 inscritos. Somada à de domingo (15), a abstenção nos dois primeiros dias é de 15,5%, totalizando 1.797 candidatos.