Em cumprimento a mais uma etapa do Programa Água Saudável, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) entregaram nesta quarta-feira (11), na Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, em Fazenda Coutos III, 300 filtros a famílias da comunidade. A distribuição foi realizada em parceria com a Base Comunitária de Fazenda Coutos, Associação dos Moradores da Morada da Lagoa e Instituto Felicidade, e proporcionou efetivação de ações do programa estadual Pacto pela Vida.

No primeiro semestre deste ano, as Voluntárias Sociais entregaram 900 filtros somente em Salvador, sendo que a ação também contempla municípios de todo o interior do estado.

O evento contou com a participação da banda ‘Som de Guri’, que é formada por crianças e adolescentes com idade entre 4 a 17 anos, moradores da Fazenda Grande III. Eles fizeram uma apresentação com instrumentos musicais feitos de panelas, latões e baldes de plásticos, que emitem som forte e envolvente.

Qualidade da água

Para Débora Luísa Boa Morte, sub-tenente da Base Comunitária de Fazenda Coutos, a integração se faz importante, a partir do momento que o conhecimento e a informação chegam até a comunidade. “Graças a Deus consegui ganhar esse filtro, pois estava sem condições de comprar no momento. Hoje estou feliz,” disse a dona de casa Maria Célia Santana.

A coordenadora do Serviço Social das VSBA, Tânia Nogueira, ressaltou que o compromisso é sempre de contribuir com a implementação das políticas públicas. Participaram ainda do evento Iracema Souza, líder comunitária de Fazenda Coutos, e José Leite, do Instituto Felicidade.

O Programa Água Saudável visa orientar as lideranças comunitárias e gestores sobre a importância de, conjuntamente com agentes comunitários de saúde e/ou profissionais da vigilância sanitárias das unidades de saúde, realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade da água que é consumida pela população.