Na horta da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Volta de Cima, localizada na comunidade de Volta de Cima, no município de Inhambupe, é possível encontrar alface, couve, tempero-verde, tomate, cenoura, beterraba, milho e pimenta cultivados com base nos princípios da agroecologia, o que resulta em alimentos mais saudáveis e nutritivos, totalmente livres de agrotóxicos.

O sistema de cultivo foi apresentado aos produtores da comunidade pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), que desenvolveu o projeto Feira Verde, em uma área de aproximadamente três hectares, onde trabalham onze famílias. A ação incentivou e ensinou agricultores familiares a manter o solo vivo, aumentar a biodiversidade, fortalecer as autodefesas das culturas e o controle natural de parasitas.

Dentre os agricultores beneficiados está Gilberto Batista, que lucra com a venda das hortaliças nas feiras de Inhambupe e de municípios vizinhos. “Depois desse projeto passei a produzir mais e melhor. O cultivo orgânico faz toda a diferença na hora de comercializar e a dona de casa sabe que é um alimento de alta qualidade. É mais saúde para o consumidor e felicidade para o produtor que vende direitinho”, disse Batista.

A fama da qualidade dos produtos de Gilberto se espalhou por Inhambupe, e para atender a demanda, o agricultor entrega os pedidos em domicílio. “Também penso no conforto dos clientes; então, quando não estou em frente ao Mercado de São Pedro, estou entregando as hortaliças nas casas dos meus clientes. Faço isso duas vezes por semana”, contou o agricultor.