Com o objetivo de conhecer as tecnologias utilizadas pelos produtores de guaraná do Amazonas e fortalecer a cultura no estado, uma equipe formada por técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), e integrantes da Câmara Setorial do Guaraná da Bahia embarcam para o Amazonas neste domingo (26).

Para o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, um dos integrantes da comitiva, o intercâmbio é um importante mecanismo para que os dois estados possam dialogar sobre a cultura. “Esta é uma oportunidade de estreitarmos os laços, firmarmos parcerias e compartilharmos novas tecnologias e infraestrutura de cultivo”, afirmou.

Durante a visita, a comitiva baiana se reunirá com representantes da Conab e Embrapa/DF, agricultores amazonenses, pesquisadores e indústrias locais para analisar o custo de produção da região Norte do Brasil. Também estão previstas visitas a campos produtivos, como explica o coordenador da Cadeia Produtiva do Guaraná, Gerval Teófilo: “queremos conhecer os sistemas de produção e as tecnologias, como por exemplo, o sistema de reprodução da planta, que lá é feito por meio da estaquia e enxertia com alta produtividade, enquanto que na Bahia utilizamos a reprodução por sementes”, disse o coordenador.