A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), de Juazeiro, participa da XXXIII edição da Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos (Expo-Uauá), desde o dia 15, até a próxima terça-feira (21). O evento, promovido pela Associação Uauaense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (AUCCO), está acontecendo no Parque de Exposições Coronel Gerônimo Ribeiro, no município de Uauá.

Em estande montado, os técnicos da EBDA orientarão os produtores rurais participantes sobre os trabalhos desenvolvidos pela empresa na região. Além disso, cada técnico ficará responsável por demonstrar técnicas específicas de sua área de atuação. “O evento é muito importante para divulgar as ações da EBDA, políticas públicas e promover a troca de informações entre o corpo técnico e os produtores rurais”, explicou o gerente da EBDA de Juazeiro, Osvaldo Lopes Ribeiro Junior.

O engenheiro agrônomo Francisco Afonso de Menezes explicará a alternativas de convivência com o semiárido e disponibilizará folhetos informativos aos visitantes do estande. O técnico mostrará também como é feita a técnica do milho hidropônico e o plantio da palma forrageira adensada, ambos utilizados na alimentação animal. Já na especialidade do artesanato, a técnica agrícola Lene Maria e a assistente social Raildes Valença irão expor peças confeccionadas com palha de banana, coqueiro e taboa.

Na área de apicultura, o engenheiro agrônomo José Fernandes Neto vai apresentar os modelos de colmeias, equipamentos de proteção individual, telas para manejo de apiário, decantadores e uma colmeia de vidro com abelhas. “Além de expor todo o processo de beneficiamento de mel irei também focar nas etapas de produção de cera”, afirmou o José Fernandes. Enquanto técnico agrícola Jorge Nascimento irá mostrar a enxertia de mudas de umbu gigante e distribuirá aos visitantes mudas de plantas nativas como angico e aroeira.

Para a exposição de animais da EBDA, criados na Estação Experimentar de Pilar, foram montadas oitos baias onde estão acondicionados caprinos das raças (Anglo Nubiana, Mambrina e Boer) e ovinos das raças (Doper, Rabo Largo, Morada e Santa Inês).