Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), do Escritório Local de Euclides da Cunha, participam no período de 19 a 21 deste mês do Mutirão de Documentação das Mulheres Trabalhadoras Rurais, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Na ocasião serão realizadas entrevistas para Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), propostas para elaboração de projetos de estiagem, agendamento de visitas técnicas e ainda palestras sobre crédito rural e convivência com o semiárido.

De acordo com o chefe do escritório, Robério Lívio de Abreu, a ação tem como objetivo promover a inclusão social e a promoção da cidadania dos agricultores familiares. “Eventos como este concentram uma série de serviços essenciais para o desenvolvimento das comunidades rurais. Nós, da extensão rural, buscamos participar de atividades que busquem atender às necessidades da população rural, levando atendimento técnico específico, de forma clara e objetiva”.

No mutirão, os agricultores terão acesso a primeira e segunda vias da carteira de identidade e ainda poderão tirar dúvidas sobre a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), solicitar aposentadoria e ingressar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio da EBDA, da Secretaria de Ação Social, do Banco do Nordeste, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), INSS, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha.