O trabalho “Formação de Bancos de Sementes em Comunidades Rurais”, desenvolvido pela equipe técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), será apresentado pelo engenheiro agrônomo Alex Leal no XIII Seminário Panamericano de Sementes, que acontece desta quarta-feira (29) ao dia 31, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O evento tem como objetivo apresentar pesquisas e novas tecnologias com Banco de Sementes e reunirá especialistas do setor agrícola de toda a América Latina. Representando a EBDA, Alex Leal apresentará a metodologia adotada para o acompanhamento da produção de sementes de culturas alimentares e oleaginosas na Bahia. Ele também mostrará as ações do Programa Semeando, que assegura sementes de alto padrão aos agricultores familiares do estado, assim como o acompanhamento técnico especializado da EBDA, para estes agricultores.

Um dos coordenadores do Programa, Eli Santana Santos, diz que eventos como este sempre trazem bons resultados e visibilidade para as ações da empresa. “É muito positivo para todos nós apresentar as ações do ‘Semeando’ para técnicos do mundo inteiro, pois assim eles poderão ver o potencial produtivo e técnico da Bahia”, enfatizou o agrônomo. Além de Eli Santana, as ações da EBDA com Banco de Sementes são coordenadas pelos técnicos Edson Alva, Valfredo Vilela, Alana Assunção, Giderval Sampaio e Alex Leal.

Aumento da produção

Em vigor desde 2007, o Programa Semeando fornece, aos agricultores familiares, sementes de feijão, milho, vigna e mamona, das classes básica e certificada, para que haja o aumento da produção e da qualidade dos grãos ou sementes produzidas. O objetivo é criar condições para que os agricultores familiares possam assumir a produção de suas próprias sementes, incentivando inclusive o seu armazenamento. Todas as ações do Semeando contam com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), permanente, da EBDA.