A coordenadoria regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, irrigação e Reforma Agrária (Seagri), intensificou, este mês, as ações de fiscalização móvel nas barreiras sanitárias. As atividades foram concentradas principalmente na divisa com os estados do Tocantins e Goiás, para impedir a entrada de material clandestino ou fora das determinações legais de transporte, higiene e segurança alimentar.

O balanço divulgado pela coordenadoria apresentou como resultado a apreensão de 200 quilos de carne ovina sem inspeção, 350 quilos de peixe em transporte inadequado e outros 300 quilos de frutas sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e condições de consumo.

Apoio da PM

Os fiscais da coordenadoria de Barreiras também multaram um caminhão que transportava bovinos oriundos de Goiás. A carga estava sem nota fiscal e a Guia de Trânsito Animal (GTA), documentação obrigatória para o trânsito de animais, sendo obrigada a voltar para sua origem. Outras oito multas foram aplicadas pelo trânsito de animais sem GTA. Todas as ações contaram com o apoio da Polícia Militar. As atividades terão continuidade durante o próximo mês de setembro para garantir a sanidade e fitossanidade da agropecuária e a saúde da população.