A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) iniciou as liberações de recursos que permitirão o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito no estado. Uma nova linha de crédito da Agência concede financiamentos diretamente aos cooperados para aquisição de cotas partes da cooperativa, o que permite aumentar o seu capital social e elevar sua capacidade de atuação no interior do estado. A expectativa é a liberação de cerca de R$ 2 milhões até dezembro de 2012.

Segundo o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos, a efetivação desse programa contribuirá para acelerar o crescimento das cooperativas na Bahia e com isso promover maior oferta de crédito para os empreendedores. "A implantação do programa de capitalização das cooperativas de crédito era uma das mais importantes reivindicações do cooperativismo baiano", afirmou. A linha é destinada a cooperados pessoas físicas, dedicados a atividades produtivas de caráter autônomo, tais como produtores rurais, pescadores, empresários, prestadores de serviços autônomos e micro-empreendedores.

De acordo com a gerente de Microfinanças da Desenbahia, Márcia Fonseca, essa linha atende, também, as cooperativas com menor capital, permitindo que cresçam mais rapidamente. "Até então, as operações da Desenbahia com cooperativas tinham como objetivo utilizar as cooperativas como agentes repassadores de recursos. Agora, financiamos diretamente os cooperados, contribuindo para elevar o patrimônio das cooperativas", explicou.

A linha de crédito é mais uma conquista importante assegurada ao segmento na Bahia, a exemplo também da aprovação da Lei do Cooperativismo, em 2009, que instituiu o Conselho Estadual do Cooperativismo, com a missão de planejar e avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. As ações do conselho marcam o Ano Internacional do Cooperativismo – 2012, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).