Empenho é a palavra-chave que motivou mais de 600 pessoas que atuam ou pretendem atuar nos setores criativos na Bahia a participarem do projeto Qualicultura, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) em junho deste ano, e que tem sede no escritório-piloto implantado no Pelourinho.

O projeto já ofereceu cursos em competências essenciais de gestão cultural em oito cidades baianas, entre elas, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus, todos com turmas lotadas. "São pessoas altamente comprometidas com os objetivos do projeto, que são a qualificação e a profissionalização da economia criativa no estado", explica a coordenadora Lila Silva.

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Carlos Paiva, o projeto Qualicultura tem grandes desafios. "Garantir, por meio da democratização da informação, o acesso das pessoas a linhas de apoio e fomento, qualificar ainda mais artistas, produtores e gestores para obterem sucesso no ingresso a estas oportunidades de financiamento e também ensinar sobre gestão do recurso público".

Comprometimento foi o que motivou o promotor de eventos Gileno Júnior a viajar por mais de cinco horas de Teixeira de Freitas até Porto Seguro, no último final de semana, para participar do curso de gestão cultural. "Temos um potencial gigantesco para explorar, mas ainda falta qualificação, direcionamento sobre linhas de apoio e gestão. Tenho algumas dúvidas e estou aqui para obter informações e ser um multiplicador na minha cidade".

Ainda de acordo com ele, o investimento financeiro que realizou e também o longo deslocamento para estar na terra do descobrimento não foram em vão. "Todos que estão aqui, que largaram seus afazeres, o final de semana de praia e suas famílias, vão levar informações valiosas para casa e a esperança de que é possível, sim, viver de cultura, desde que tenhamos capacitação para isso".

O curso, previsto para acontecer numa sala do Centro de Cultura com capacidade para 30 pessoas, foi transferido para a sala principal e reuniu mais de 40 participantes, entre eles, artistas, produtores e gestores.

Animado com a qualificação, o professor Ramom Guilherme, de Itamaraju, disse que já havia participado do curso de elaboração de projetos, disponibilizado pela Secult, em Teixeira de Freitas, e, por isso, conseguiu participar de alguns editais. "Foi uma base excelente. Hoje existem muitos tipos de financiamentos para a cultura, mas para ter acesso a eles é necessário escrever um projeto claro. Quando soube do curso de gestão aqui, em Porto Seguro, me inscrevi e arrumei as malas. Não ia perder por nada".

Economia criativa

Para a consultora do Sebrae, Rosa Villas-Boas, diretora do Teatro Sesi Rio Vermelho e especialista em Gestão de Iniciativas Culturais, responsável por ministrar o curso em Porto Seguro e também em outras localidades, o Qualicultura atende a uma demanda da classe cultural. "Tenho estado com turmas ainda maiores. Há uma necessidade de integração, de organização. Estamos no caminho, mas sabemos que existem melhorias a serem realizadas como uma melhor distribuição dos cursos por território".

Para ela, o anseio do público e o interesse já são grandes avanços no fortalecimento da economia criativa. "As pessoas vêm de longe, se inscrevem e são participativas. O resultado do estímulo ao associativismo e à cooperação tem sido excelente, assim como o empenho dos participantes".

Cursos na capital

Em Salvador, o projeto realiza uma série de cursos. Entre os temas abordados, destaca-se elaboração de projetos, prestação de contas, empreendedorismo cultural, gestão, acesso ao mercado e orientação jurídica. Entre os cursos ministrados pelos consultores do Sebrae (no Escritório do Qualicultura – Rua das laranjeiras, 02 – 28 – Largo Terreiro Jesus – Pelourinho) estão o de elaboração de projetos culturais, financiamento cultura e gestão cultural. Mais informações pelo telefone (71) 3321-9652.

Cronograma no interior

Quem ainda não teve a oportunidade de participar deve ficar atento ao cronograma do Qualicultura. Os que não puderem comparecer às palestras terão acesso a todos os tutoriais online, onde também contarão com assistência para solução de dúvidas.

Agosto
Valença – 23 e 24
Ribeira do Pombal – 30 e 31

Setembro
Lençóis – 13 e 14
Paulo Afonso – 21 e 22
Juazeiro – 27 e 28

Outubro
Bom Jesus da Lapa – 4 e 5
Vitória da Conquista – 25 e 26

Novembro
Barreiras – 9 e 10
Irecê – 22 e 23

Dezembro
Ilhéus – 6 e 7