O universo literário criado pelo escritor baiano Jorge Amado inspirou o ‘Concerto Amado Amar’ com o qual a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) homenageia o seu centenário de nascimento. A apresentação gratuita, na noite desta sexta-feira (10), no Teatro Castro Alves, mesclou o erudito e o popular e contou com a participação de artistas como Moraes Moreira, Saulo Fernandes, Carla Visi, Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Claudia Cunha, entre outros.

A primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e secretário de Cultura, Albino Rubim, assistiram ao espetáculo, que tem a direção musical e arranjos de Luciano Calazans e a direção artística de Maurício Martins. Neste sábado (11), às 20h, o concerto será reapresentado no Terreiro de Jesus – Centro Histórico de Salvador.

A ação faz parte do projeto Ano Jorge Amado, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com diversas instituições envolvidas com a obra do escritor.

O repertório traz composições assinadas por Jorge Amado, além de músicas encomendadas por ele para algumas das séries e filmes baseados em seus escritos. Na seleção, É Doce Morrer no Mar (do amigo e parceiro Dorival Caymmi e Jorge Amado), Vamos Falar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo).