O Governo do Estado e a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, assinaram convênios, nesta quinta-feira (23), na Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador, para financiamento de projetos culturais na Bahia e para ações de eficiência energética. Um deles é o termo de acordo e compromisso para apoio ao Fundo de Cultura, no qual a concessionária de energia elétrica contribuirá com R$ 18 milhões, por meio de repasse do ICMS.

Com aportes programados entre 2013 e 2015, a empresa vai destinar R$ 5 milhões, por meio da Lei Rouanet, para a ampliação e reforma do Teatro Castro Alves. O projeto modernizará a principal casa de espetáculo da Bahia. “O fundo é muito importante para o Estado, fazemos seleções de editais que abrangem vários setores da cultura e ter a Coelba como mantenedora do fundo nos ajuda bastante”, disse o secretário de cultura, Albino Rubim.

O projeto do novo TCA contempla nova Sala Sinfônica com 600 lugares, sala de cinema com 150 lugares, três novas salas para ensaios, um centro de referência em Engenharia do Espetáculo para a construção de cenários e figurinos, a requalificação da Sala do Coro e da Concha Acústica, além de novo estacionamento com 300 vagas cobertas. “O teatro é referência para o Estado e vamos criar novas salas, fazer mudanças que deixarão o teatro como um verdadeiro complexo cultural”, destaca Rubim.

Fundo de Cultura

O Fundo tem entre suas finalidades incentivar e estimular a produção artístico-cultural baiana, custeando total ou parcialmente projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas. O recurso pode ser deduzido do saldo devedor de empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Geladeiras e lâmpadas eficientes para população de baixa renda

Para o governador Jaques Wagner, as ações promovem um estímulo ao desenvolvimento cultural. “Cultura é luz para a sociedade e o teatro Castro Alves é um símbolo da cultura baiana e vai se tornar o maior do Nordeste. Além do Fundo de Cultura, assinamos hoje o convênio para a entrega das geladeiras e de lâmpadas eficientes, um projeto de muita relevância que se reflete diretamente na vida das pessoas”.

As ações de eficiência energética vão beneficiar participantes dos programas habitacionais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para isso, a Coelba vai substituir as geladeiras velhas, em mau estado de conservação, por refrigeradores novos e doará lâmpadas fluorescentes compactas para estes clientes. O objetivo é adequar a conta da população de baixa renda à sua capacidade de pagamento, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor do gasto de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.

“Para o Grupo é um privilégio poder contribuir com o Estado. A Coelba corresponde à metade dos nosso investimentos, então, seja na entrega de geladeiras ou como patrocínio na recuperação de bens históricos, temos prazer em contribuir”, declara o presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa.