Cerca de 30 mil agricultores familiares de onze territórios de identidade da Bahia serão beneficiados com a entrega de três milhões de manivas-sementes de mandioca e com a produção de um milhão de mudas de cacau. O convênio será firmado nesta quinta-feira (16), entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Instituto Biofábrica de Cacau, a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

A iniciativa integra o programa estadual de inclusão socioprodutiva Vida Melhor, cujo objetivo é incluir cidadãos baianos que se encontram dentro da faixa da pobreza tanto na zona rural quanto na urbana.

O objetivo da ação é produzir e distribuir manivas-sementes de mandioca com qualidade genética e certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), e também mudas clonais de cacau em sacolas, certificadas pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), adaptadas às condições de campo.

Será realizada ainda a reforma de dez viveiros e a construção de um viveiro automatizado, medindo 2,5 mil metros quadrados. Os territórios de identidade que serão atendidos com a assinatura do convênio são Portal do Sertão, Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, Vitória da Conquista, Médio Rio de Contas, Sertão Produtivo, Bacia do Jacuípe, Chapada Diamantina, Litoral Sul e Litoral Norte.