Uma nova parceria firmada nesta quinta-feira (30) entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) vai permitir aos internos do sistema prisional baiano contribuir com o fim das fraudes de venda irregular de placas de identificação de veículos, por meio do Projeto Emplaca Bahia.

Com a iniciativa, os dois órgãos pretendem adequar os procedimentos do Detran, às novas exigências do Conselho e do Departamento Nacional de Trânsito, utilizando presos do regime fechado na produção de placas, tarjetas e lacres veiculares de forma a atender à demanda do Estado para o abastecimento das empresas credenciadas aos Contran/Denatran.

O projeto também permitirá o controle total de toda a sistemática de produção das placas, coibindo as fraudes e produções clandestinas. “Na verdade, esse projeto vem sanear um problema que há 10 anos perturba o Detran. A partir de agora, teremos total controle sobre a produção das placas”, afirmou o chefe de gabinete do Detran, major Blanco.

De acordo com o secretário Nestor Duarte Neto, o convênio é de extrema importância para a Seap. “Estamos contribuindo com o Estado, ao mesmo tempo em que aprimoramos o conhecimento de nossos apenados, estimulando programas de ressocialização”.