A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) firmam nesta quinta-feira (9) uma parceria para a execução do projeto ‘Riscos e Oportunidades para Crianças e Adolescentes em Práticas Esportivas’. O evento será realizado às 8h30, no Hotel Portobello Salvador, em Ondina.

O projeto busca diagnosticar as carências das crianças e adolescentes de Salvador em práticas esportivas e mobilizar melhorias por meio da Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, tornando-se o maior legado a ser deixado para as gerações atuais e futuras na Bahia.

Uma das ações é o mapeamento dos fatores que podem causar aumento nos índices de abuso, exploração e tráfico de crianças e adolescentes, tráfico de drogas, trabalho infantil, dentre outros. Além disso, será feito um diagnóstico sobre as possíveis violações dos direitos de crianças e adolescentes em atividades esportivas na capital e região metropolitana.

O secretário Ney Campello destaca que o mapeamento e o diagnóstico serão as primeiras ações do projeto, que resultará em um documento referencial para o desenvolvimento de outras metas já definidas como a elaboração de um Plano Estadual de Inclusão de Crianças e Adolescentes no Esporte de Forma Ética e Segura e a Identificação do Marco Legal sobre o Direito Esportivo, envolvendo crianças e adolescentes.