Uma constatação inequívoca de que, além do futebol, os brasileiros também são apaixonados por automobilismo foi a realização do 4º GP Bahia Stock Car 2012. Um público estimado em 50 mil pessoas lotou as arquibancadas montadas nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia – CAB (Circuito Ayrton Senna), em Salvador, e conferiu a vitória de Allam Khodair.

“A Bahia é demais. O circuito de rua é espetacular. Estou na segunda vitória consecutiva da temporada e isso anima a gente”, comentou Khodair.

Ao contrário das duas edições anteriores, o sol prevaleceu antes, durante e após a prova que teve 40 minutos de duração.

A etapa em Salvador é a sétima da temporada e, a exemplo das edições anteriores, mobilizou profissionais de diversos segmentos na preparação e realização do evento.

Um criterioso esquema de segurança e um amplo aparato logístico foram elaborados para que os amantes do automobilismo tivessem acesso ao local com segurança e tranquilidade. Além dos seis postos de comando, oito postos elevados de observação e das oito câmeras de monitoramento, o policiamento foi reforçado nos acessos ao CAB, nos grandes corredores de tráfego, nas estações de transbordo e nos pontos de ônibus.

A estudante de Direito, Glória Pires, foi com os pais e o irmão conferir de perto as aceleradas. Ela, que afirmou assistir corrida desde pequena, viu pela primeira vez a competição. “O evento foi muito bem organizado. Eu esperava que a (avenida) Paralela estivesse toda engarrafada, mas isso não aconteceu porque os setores das arquibancadas foram muito bem divididos”.

Na opinião do contabilista Gefferson Santos, “é interessante ter a Stock Car aqui na capital. É mais uma opção de diversão para a população”.

O evento faz parte do calendário turístico esportivo do estado desde 2009 e, de lá para cá, tem se firmado como um dos principais produtos do segmento na Bahia.

Conforme o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, tudo transcorreu dentro das expectativas. “A avaliação do governo é muito positiva. Foi uma festa linda, popular, com 50 mil pessoas nas arquibancadas. Registramos um aumento de 15% na ocupação hoteleira, além da mídia [divulgação] que a prova proporciona ao estado”.

O termo de compromisso assinado no primeiro trimestre deste ano entre o governo do Estado e a Vicar, empresa promotora da Stock Car, garante a realização do evento no estado até 2018. “Ao todo, serão 10 anos de Stock Car na Bahia”, finalizou Leonelli.

Publicada às 10h30
Atualizada às 13h45