A paratleta baiana Verônica Maudie Almeida, patrocinada pelo programa FazAtleta, conseguiu, na tarde desta sexta-feira (31), o sétimo lugar na final da prova dos 50 metros borboleta S7, para nadadores com limitações físico-motoras, ao cravar 39s63, nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

Bronze nos 50 metros borboleta S7 nos Jogos Paralímpicos de Pequim-2008, a baiana, de 37 anos, é mãe dos gêmeos Bianca e Marcelo e começou a competir no paradesporto, em 2007, por recomendação médica, iniciando na classe S10.

A nadadora teve os movimentos prejudicados por causa da Síndrome de Ehlers-Danlos. Ela é Medalhista Mundial de Piscina Curta, Rio de Janeiro (2009);Medalhista Mundial, Holanda (2010); Medalhista Parapanamericana, Guadalajara (2011); Recordista Parapanamericana de Revezamento Medley Baixo (2011).

A participação de Verônica Almeida nas Olimpíadas de Londres 2012 tem o apoio da Petrobahia S/A, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico – FazAtleta, instituído pela lei Estadual nº 7539, em 24 de novembro de 1999.

O programa concede abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) às empresas que financiam projetos esportivos e oferece apoio financeiro aos atletas, equipes e eventos que se enquadram nesta categoria de Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico.

Para fazer jus ao abatimento, o empresário-patrocinador contribui com recursos próprios equivalentes a, no mínimo, 20% dos recursos globais do projeto. O FazAtleta vem sendo realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), desde novembro de 1999, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).