O Governo da Bahia, por intermédio do Vida Melhor, dinamizará a economia e a vida social de quatro assentamentos baianos. Em reunião realizada nesta quinta-feira (23), na Casa Civil, órgão que coordena o programa, o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jorge Streit, assinou parceria na ação, anunciando investimento de R$ 5 milhões. O início da intervenção será no mês de outubro, em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner.

Além da Casa Civil, a iniciativa conta com a participação da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que, a exemplo de várias instituições, é responsável pela execução da ação no campo.

Os assentamentos de Bela Vista Movelar e Coroa de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália, Nova Canaã, em Pindobaçu, e Ilha da Liberdade, em Barreiras, receberão apoio para dinamizar suas economias. Eles são os pioneiros da iniciativa porque apresentam dificuldades socioeconômicas e estão inseridos nos três principais biomas do estado – Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

“Vamos gerar sustentabilidade, capacitando e elevando o potencial desses assentamentos. As famílias darão um salto na produção socioeconômica”, disse o secretário da Casa Civil, Rui Costa. As atividades desenvolvidas por cada grupo será acompanhada por um gestor, que levará assistência técnica à produção das famílias. A implantação de unidade simplificada de beneficiamento de café e de mel e o acesso a linhas de crédito são algumas iniciativas que fazem parte da ação.

Instituições parceiras

Participam da intervenção o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).