A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) inicia, nesta sexta-feira (24), em Salvador, uma série de encontros com representantes de municípios baianos para debater o novo Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O objetivo é propor novas estratégias e ações para assegurar a proteção e o combate ao fenômeno da violência doméstica, renovando compromissos na lógica de alinhamento entre governos, seguindo, também, as diretrizes do pacto nacional em vigor.

O evento, que começa às 9h, no Hotel Villamar, em Amaralina, contará com a presença da secretária da SPM, Lúcia Barbosa, além de representantes de organismos municipais de políticas para as mulheres. A intenção do Governo do Estado é fazer um diagnóstico da situação atual na área, repactuando com os municípios um conjunto de iniciativas, a exemplo da ampliação das estruturas governamentais com foco na temática de gênero, orçamentos, fortalecimento de conselhos, novos equipamentos de atenção às vítimas de violência, entre outras medidas, a partir da integração territorial.

No esforço pela repactuação também está prevista uma série de outros eventos, a exemplo de encontro com dirigentes e técnicas de Centros de Referência e Núcleos de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, encontro de conselhos municipais de defesa da mulher, além de seminários temáticos, visitas técnicas para levantamento dos avanços e limitações no cumprimento do pacto. A expectativa é sensibilizar os municípios não-pactuados para a intensificação de políticas para o setor.

Bahia no ranking da violência

O encontro com gestoras municipais é realizado no momento em que o estado se posiciona entre os líderes no ranking nacional de homicídio feminino. De acordo com o Mapa da Violência divulgado em 2012 (dados de 2010), atualizado recentemente, a Bahia aparece no 6º lugar em assassinato de mulheres.