O Dia do Feirante será comemorado com uma intensa programação neste sábado (25), em São Joaquim, com parte das obras de recuperação da feira, realizadas pelo Governo do Estado, já concluídas. Às 8h, será realizada uma missa na Igreja dos Órfãos de São Joaquim e, em seguida, um café da manhã no Galpão Água de Meninos. Durante a tarde, a partir das 14h, os trabalhadores e comerciantes participam de uma confraternização com direito a shows e apresentações musicais.

Fundada em 1959, a Feira de São Joaquim está passando pela maior reforma de sua história, com investimentos de R$ 60 milhões, metade disponibilizada pelo Ministério do Turismo e a outra metade pelo Governo da Bahia, através da Conder e Secretaria de Turismo.

O projeto está sendo realizado em três fases. Na primeira, já concluída, foi construído o galpão para os comerciantes do varejo, além do pátio dos grossistas, que envolve o estacionamento da feira, utilizado para o descarregamento de frutas e verduras e também para comercialização das frutas e verduras no atacado.

A segunda etapa, que está em execução, inclui as obras portuárias na enseada de São Joaquim, como limpeza da enseada, recomposição de quebra-mar, construção do cais e implantação de píer flutuante para facilitar a entrada das embarcações que trazem a produção do recôncavo, como gêneros alimentícios e artesanato. A terceira etapa constitui-se na requalificação da parte central da feira, com a construção e recuperação dos boxes.