Capacitação e troca de experiências voltadas a fortalecer a Política Estadual de Educação Ambiental são os principais objetivos do III Encontro de Educadores Ambientais das Unidades Regionais do Meio Ambiente (URs), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), que acontece até a próxima quinta-feira (30), na sede da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), no Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Sema, Zanna Matos, a Educação Ambiental é um dos pilares do Sistema de Meio Ambiente do estado e aprimorar as ações desenvolvidas nos municípios fortalece a gestão ambiental municipal, uma das diretrizes do Governo da Bahia.

A educadora ambiental da UR de Feira de Santana, Danila Sampaio Cerqueira, acredita que o encontro seja também uma oportunidade para os técnicos da URs traçarem um panorama e avaliarem as principais dificuldades de cada um dos municípios. “É um dos instrumentos que proporciona o acompanhamento da qualidade da gestão ambiental dos municípios. Só no Território Portal do Sertão, na qual Feira de Santana está inserida, são mais de 86 cidades envolvidas”.

Danila ainda salientou que o trabalho nas regionais vai além da fiscalização e licenciamento. “A partir da Educação Ambiental conseguimos a mobilização das comunidades para que a população participe das discussões dos problemas e colabore com sugestões que favoreçam o meio ambiente”.

Bahia sem Fogo

Outro ponto também abordado no encontro é a participação das URs na campanha de prevenção e combate a incêndios florestais ‘Bahia sem Fogo’. A Sema desenvolveu o Álbum Seriado Ilustrado de Educação Ambiental, material educativo que é utilizado pelos técnicos como instrumento de capacitação para os brigadistas voluntários. “Nossa proposta é proporcionar um espaço de troca de experiências metodológicas para utilização do material e qualificar os educadores ambientais para a distribuição do álbum nos Territórios”, ressalta a diretora de Educação Ambiental da Sema.