A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Operação Bahia sem Fogo, está preparando os brigadistas para o trabalho de combate aos incêndios florestais em 12 municípios das regiões oeste, Chapada Diamantina e Semiárido. A ação tem como foco as queimadas e incêndios florestais registrados anualmente, entre os meses de agosto e dezembro, período mais quente e seco do ano.

Segundo a coordenadora de campo da Operação Bahia sem Fogo, Fabíola Cotrim, o curso tem uma carga horária de 40 horas e, a principio, está priorizando líderes, moradores e sindicalistas das regiões, onde são registrados os maiores índices de incêndio. “Formamos e capacitamos a primeira brigada voluntária do Semiárido baiano, que vai atuar nas Unidades de Conservação [UCs], a exemplo da Área de Proteção Ambiental [APA] e Estação Ecológica do Rio Preto, da Serra do Barbado, do Parque Sete Passagens, entre outras”, afirmou Fabíola.

A ação está sendo desenvolvida pela equipe de Educação Ambiental da Sema, juntamente com técnicos de fiscalização preventiva do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Foram realizadas oficinas de monitores ambientais, com a utilização de um álbum seriado de prevenção, desenvolvido para a formação de lideranças locais, brigadistas, professores e agentes, dando continuidade às atividades nos campos, onde ocorrem as queimadas.

Comitê

O Governo do Estado criou, em junho de 2009, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Estado da Bahia, coordenado pela Sema e formado por nove secretarias estaduais. O comitê conta ainda com o apoio dos órgãos municipais, federais e principalmente lideranças regionais, a exemplo dos brigadistas voluntários, associações, cooperativas, comunidades quilombolas, dentre outros grupos. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano.