Técnicos da área social que atuam na supervisão e fiscalização dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal, desenvolvidos na Bahia, participam nesta quinta-feira (30) de mais uma etapa de capacitação nas áreas de educação ambiental, mobilização social, diagnóstico e avaliação de projetos.

O tema do encontro, que prossegue até sexta-feira (31), será ‘Participação e Controle Social’. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Urbano e o Ministério das Cidades.

De acordo com a analista de processos sociais da Sema, Tereza Batalha, o objetivo é aprimorar procedimentos, incorporando o componente de educação ambiental às intervenções, buscando tornar a comunidade beneficiária parceira do processo. “Essa é a primeira turma, formada por 40 fiscais, que já concluiu o primeiro módulo. Para finalizar, ainda haverá uma etapa de avaliação”, explica Batalha.

Módulos

A capacitação foi dividida em dois módulos. O primeiro, em curso, trata da educação ambiental e mobilização social, voltado para a importância da inserção da comunidade no processo. O segundo irá abordar aspectos técnicos e específicos da fiscalização, questões específicas relativas aos procedimentos de fiscalização e monitoramento, aos aspectos financeiros dos Projetos Técnicos de Trabalho Social (PTTS), Legislação e Política Pública.

Ao todo, o processo de formação terá duração de sete meses. “A partir da experiência da equipe técnica, poderemos identificar com mais propriedade problemas e potencialidades socioambientais a serem trabalhadas”, afirma Batalha. Serão capacitados este ano 80 profissionais, divididos em duas turmas de 40 técnicos. Os dois módulos terão uma carga horária total de 160 horas.