Duas vezes por semana, cerca de 100 moradores do bairro de Fazenda Coutos participam do Projeto Vida Leve. Eles fazem alongamentos, dinâmicas de grupo e atividades esportivas. O projeto integra o Pacto Pela Vida e é resultado de uma parceria entre a Base Comunitária de Segurança e o Posto de Saúde do bairro e atende pessoas entre 45 e 70 anos.

“Nós já fazíamos um trabalho de atividades físicas com policiais e tivemos a idéia de ampliar pra a comunidade também. Além de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, nós promovemos segurança por meio do contato e confiança que a comunidade ganha com a gente. Assim, eles se sentem mais à vontade para efetuar também denúncias e, com isso, diminui a criminalidade”, disse o sargento Kleiton Nunes, educador físico.

Para o aluno Mario Santos, 64 anos, as aulas melhoram a auto-estima e a coordenação motora. “Fui encaminhado pelo posto pra fazer uma atividade depois de um derrame. Antes de participar deste grupo, eu mal saía de casa. Hoje, já consigo me movimentar melhor e fiz amigos”, declara Mario.

Orientação

As aulas com duração de uma hora e meia são ministradas por policiais militares, profissionais em educação física. Os moradores também são acompanhados por profissionais de saúde, recebem orientações sobre diabetes e hipertensão e participam de palestras.

Depois dos exercícios, um café da manhã para renovar as energias. “Aqui nós compartilhamos experiências, sempre tem informações, conversas e um café saudável com frutas e sucos. Minhas dores já diminuíram bastante, inclusive sempre vou chamando mais pessoas pra participar”, declara outra aluna, Tânia Maria Santos.

O comandante da Base, Alã Carlos, acredita que o projeto vai se somar a outros já realizados pela Base. “Já temos aulas de karatê e de inclusão digital ministrados por policiais militares, além de outros cursos profissionalizantes e de reforço escolar. Esse é nosso papel, integrar a comunidade e melhorar a qualidade de vida deles”.