Com a presença de 400 jovens de diversos territórios da Bahia, o governo estadual realiza entre esta quarta (29) e sexta-feira (31) o 1º Seminário Estadual de Juventudes Rurais da Bahia. O evento será realizado na localidade de Tanquinho, em Feira de Santana, com a presença da secretária estadual Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres) e do secretário Eduardo Salles (Agricultura), entre outros representantes de organizações parceiras.

O objetivo é construir proposições que subsidiem o governo na Política Estadual para as Juventudes Rurais, visando ao desenvolvimento econômico, social e político do segmento. Para o evento, estão programadas sessões plenárias, palestras e oficinas, além de trabalhos em grupo que abordarão diferentes aspectos relativos ao público jovem rural.

A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, a partir das 13h, seguida de palestra do secretário nacional da Agricultura Familiar, Laudemir Muller, sobre Paradigmas em Busca da Permanência e Autonomia dos Jovens no Campo. Esta mesa também conta com a intervenção de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Os protagonistas do evento são jovens rurais entre 16 e 29 anos. A mobilização aconteceu por meio de colegiados territoriais e organizações que trabalham com juventudes em toda a Bahia. Entre os segmentos jovens representados estão os indígenas e os quilombolas.