Os membros do Conselho Estadual de Economia Solidária da Bahia (CEES-BA) foram empossados, na manhã desta terça-feira (28), em solenidade realizada no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo, em Salvador.

De composição paritária e formado por 16 titulares com os respectivos suplentes, o Conselho tem, entre outras competências, a função de acompanhar a execução da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária. Também busca garantias institucionais para que os empreendimentos possam participar das licitações públicas e sugere critérios para a seleção de programas e projetos a serem implementados e/ou financiados.

Para o secretário estadual do Trabalho e presidente do Conselho, Nilton Vasconcelos, “a posse marca positivamente o movimento, que será um espaço de convergência dos desafios e soluções para o fortalecimento do movimento de economia solidária”.

Investimento

Durante a solenidade de posse foram assinados os convênios do edital de Apoio às Feiras de Economia Solidária, que contemplou 10 projetos na capital e no interior do estado. Serão realizadas oito feiras territoriais e duas estaduais. No total, serão investidos R$ 500 mil.

Para a representante da Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (Cooperede), Patrícia Ferreira Nascimento, as feiras vão suprir a comercialização da mercadoria, um dos principais entraves dos empreendimentos solidários. “Além das vendas durante a feira, nós realizamos contatos, que muitas vezes rendem pedidos de encomenda”, explica Patrícia. Atualmente, a Cooperede está presente em 17 municípios, atendendo 55 grupos, com cerca de 900 mulheres.

O superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, anunciou, ainda, o lançamento, nesta semana, de mais dois editais. Um para apoio a projetos na área de reciclagem, no valor de R$ 6 milhões, e outro para seleção de organização social para gestão de Centros Públicos de Economia Solidária, este no valor de R$ 28 milhões.

Revista Setre

Na cerimônia de posse também houve o lançamento da Revista Setre – Edição Especial de Economia Solidária. A publicação apresenta um retrato da economia solidária na Bahia e destaca as principais ações governamentais para o setor. A edição traz ainda uma entrevista com Paul Singer, professor de Economia, Administração e Contabilidade da USP e atual secretário Nacional de Economia Solidária (Senaes). Ele destaca os avanços a partir da criação da Senaes e a importância da instalação dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) como espaço para o desdobramento das políticas municipais e estaduais para o segmento.