A edição desta quarta-feira (1°) do jornal Financial Times destaca o sistema de gestão do Hospital do Subúrbio (HS) por Parceria Público-Privada (PPP), inovador na área de Saúde no Brasil, classificada na publicação como uma idéia “corajosa” para o setor. O diário britânico também enfatiza a entrada do projeto na lista da organização internacional KPMG (Cutting Through Complexity), como um dos projetos mais inovadores do mundo.

O jornalista Henry Mance elogia a iniciativa do Governo do Estado e afirma que o Brasil terá que recorrer à iniciativa privada para satisfazer as suas necessidades em outras áreas como infraestrutura. “Para um político de esquerda no país, poucas políticas são mais corajosas do que a de leiloar o direito de operar um hospital público”.

O jornal cita também que a unidade, construída pelo Governo da Bahia, mas equipada e operada pelo setor privado, apoia-se no modelo de experiências similares como o da Espanha, e salienta ainda que em outros setores como infraestrutra, o avanço das PPPs é mais lento, porém “a demanda pelos serviços será uma lição para futuros projetos”.

HS

Inaugurado em 2010, o HS, que tem sido destaque pela qualidade no atendimento e por ser também a primeira PPP no Brasil, é monitorado por um comitê do qual fazem parte quatro representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores internos. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia (adulto e pediátrica), unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica.

KPMG

É uma rede global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria, tributos e desenvolvimento de projetos. No Brasil, a organização possui quatro mil profissionais, distribuídos em 21 cidades. Para oferecer serviços de qualidade, transforma os conhecimentos e experiências acumulados, ao longo dos anos, nas mais diversas áreas, em valor para os clientes, por meio de equipes multidisciplinares de trabalho.