A Bahia registrou um aumento de 71% no número de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro quadrimestre do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Este ano, foram realizados 166 transplantes, contra 97 cirurgias em 2011. Os órgãos que mais contribuíram para ampliar o número de transplantes no estado nesse período foram os de córnea e rim, com índices de crescimento de 57,8% e 21%, respectivamente.

O estado apresenta 7,7 doadores por milhão de habitantes. O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de habitantes já no primeiro quadrimestre do ano, meta que era prevista para 2013. A nova meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores/por milhão em 2015.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, aponta que o número de doações ainda é muito baixo no estado, em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar – cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.

Moura afirma que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem feito diversos investimentos para ampliar o número de doações e transplantes de órgãos, entre eles a promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde e a promoção de ações educativas junto à população em geral.

Estratégia

O estado conta atualmente com 36 equipes e uma central de transplantes, além de sete Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Em todo o país, a melhoria da infraestrutura – principalmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores -, o incentivo financeiro aos hospitais e a sensibilização da população por meio de campanhas anuais de incentivo à doação de órgãos e tecidos têm demonstrado ser estratégias eficientes para ampliar as doações e transplantes.

No ano passado, o Brasil contabilizou 2.048 doadores de órgãos. No primeiro quadrimestre de 2012, o país registrou aumento de 29% no número de doadores (726), se comparado ao mesmo período do ano passado (564). Na Bahia, entre os meses de janeiro e abril, foram registradas 31 doações de múltiplos órgãos e 31 de córneas.